La Falda
ARGENTINA
La Falda é um pequeno munício na Argentina situado entre as cidades de Córdoba e Capilla del Monte. Não o conhecíamos até estarmos em Córdoba. Na verdade nunca havíamos ouvido falar dele. Mas qual a relação deste município de pouco mais de 15.000 habitantes com o História Perdida? Bem, vamos explicar!
Além da missão que possuímos com os
extraterrestres e intraterrenos de trazer a público nossas experiências
pessoais, nosso contato com eles e expedições, também decidimos que através
deste projeto mostraríamos histórias de pessoas ou lugares que encontrássemos
pouco conhecidas ou até mesmo ocultas, perdidas e que, de certo
modo, tivesse relação com o que fazemos. Pois bem, aí se encaixa La Falda.
Enquanto estávamos em Córdoba (outubro de 2022), mais precisamente em Villa
Carlos Paz, começamos a pesquisar um pouco da região, principalmente o trajeto
até Capilla del Monte. Nisso nos deparamos com La Falda, ao mesmo tempo em que
um amigo que estava no Brasil (a única pessoa que conheci até agora que já
tinha ouvido falar dessa cidade) comentou sobre ela e sobre uma curiosidade bem
interessante.
Antigo Eden Hotel - hoje um museu
Segundo reza a lenda, Hitler, isso mesmo, Adolf Hitler havia vivido na cidade após fugir da Alemanha durante a Segunda Guerra. Em teoria, obviamente, ele não teria cometido suicídio e teria fugido com muitos companheiros do partido nazista para a Argentina. Sem ter muitos detalhes sobre a rota de fuga na Argentina e seu tempo de permanência em cada lugar, o que sabemos sobre Hitler e La Falda é que em algum momento ele foi parar nessa cidade. Mais especificamente no Eden Hotel. Ali teria vivido por muitos anos. Não sabemos dizer se até sua morte, mas segundo as lendas locais passou um certo tempo morando no hotel (ninguém soube definir). Mas por que La Falda?
Primeiramente esta cidade abriga, desde seu
início, uma grande quantidade de alemães, entre eles os irmãos Walter e Bruno
Eichhorn, donos do famoso Eden Hotel na época do nazismo. Walter e sua esposa
Ida foram entusiastas do partido nazista desde antes de tomarem o poder na
Alemanha. Financiaram tanto o partido a ponto de se tornarem amigos pessoais de
Hitler, ajudando a lançá-lo ao poder. Diversos documentos revelados pelo FBI
nos anos 90 comprovam a ligação entre eles, como cartas trocadas entre a
família Eichhorn e o Führer. Numa dessas cartas falava-se sobre um plano de
fuga de Adolf junto com outros nazistas para o hotel.
Águia, um símbolo do partido nazista
Entrada para o museu (antigo hotel)
Sem mais detalhes oficiais sobre a ida de Adolf Hitler para o Eden Hotel em La Falda, o fato é que moradores de Capilla del Monte nos revelaram que a história é verdadeira. Alguns, inclusive, nos falaram que conheceram pessoas que trabalharam no hotel durante a estadia dos nazistas fugitivos, incluindo seu líder. Segundo eles, em toda a região das Serras de Córdoba essa história é tida como verdade e não como lenda. "Todo mundo aqui sabe disso" nos falou um morador de Capilla.
Durante o trajeto de Villa Carlos Paz a Capilla del Monte, ainda sem saber de tantos detalhes, paramos visitar o Eden Hotel, que já há algum tempo é um museu. Era um hotel famoso na região e no seu auge chegou a receber importantes hóspedes tanto da Argentina como da história mundial. Che Guevara e Albert Einstein figuram entre os mais célebres. Do cenário argentino podemos incluir o presidente em exercício na época Figueroa Alcorta assim como Hugo del Carril, famoso cineasta argentino das décadas de 30, 40, 50 e 60. Para conhecê-lo totalmente só é possível fazer a visita guiada que dura duas horas. Como não tínhamos esse tempo conhecemos somente por fora e o interior da entrada. Mesmo assim, após anos fazendo leitura energética dos lugares por onde passamos, pudemos perceber a energia daquele local. E podemos afirmar, com certeza não é das mais leves. Sentimos desde a entrada uma energia pesada e desagradável. Algo de sombrio rodeia aquele lugar, principalmente em seu interior. Lá dentro a sensação é ainda pior. Não ficaria surpreso se Hitler e seus companheiros realmente tivessem vivido lá por um tempo. Lenda, mito, verdade... realmente não sabemos.
Mas para aqueles que acreditam que Adolf Hitler não se suicidou e fugiu para Argentina, La Falda e o Eden Hotel possuem boas histórias.
Renê Castilho 07/02/23
Mural com hóspedes famosos do hotel
Eden Hotel